ATIVIDADE ESTRUTURDA 201
1271 palavras
6 páginas
A APLICAÇAO DA MATEMÁTICA FINANCEIRAHistória da moeda
Fonte portal economia
No inicio não havia moeda. Praticava-se escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.
Esta elementar forma de comércio foi dominante no início da civilização, podendo ser encontrada ainda hoje este povos primitivos.
Algumas mercadorias, pela sua utilidade passaram a ser mais procuradas do que outras como o gado, o sal, o pau-brasil, o tabaco, o pano, o cacau, o açúcar e o Ca uri passaram a serem moedas de trocas, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor.
Quando o homem descobriu oi metal passou a utiliza-lo para fabricar utensílios e armas. Por possibilitar o entesouramento, facilidade de transporte, demonstrar raridade e beleza o metal se elegeu como forma valor de padrão e era trocado sob as foram mais diversas. Mais tarde ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca indicativa de valor.
A valorização cada vez maior deste instrumento de metal levou a sua utilização como moeda e o aparecimento de replicas de objetos metálicos em pequenas dimensões que circulavam como dinheiro.
Surgem então no século VII A.C as primeiras moedas como as características atuais:
*são pequenas peças de metal com peso e valor definido
*com a impressão do cunho oficial isto é, a marca de quem as emitiu e garante seu valor.
Os primeiros metais utilizados na Grécia e na Lídia para a cunhagem das moedas foram o ouro e a prata. A primeira figura histórica a ter sua efígie registrada em uma moeda foi Alexandre, o Grande na Macedônia por volta do ano de 330A. C.
Na idade média tinha-se o costume de guardar os valores com um ourives que lhes dava um recibo. Este com o tempo passaram a ser utilizados para se efetuar pagamento e assim surgiu o papel moeda.
No Brasil os primeiros bilhetes de bancos foram lançados pelo banco do Brasil em 1810.
A origem das operações comerciais
A primeira manifestação de comércio foi o escambo