Atividade - Educação Infantil
Para realizar esta atividade, leia o artigo da pesquisadora Rosimeire Costa de Andrade Cruz (UFC), intitulado A Pré-escola vista pelas crianças, que se encontra disponível em:<http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT07-5619--Int.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2013. Após a leitura, responda às seguintes questões:
1) O que pensam as professoras, as crianças e suas famílias sobre a pré-escola?
2) Quais ideias apresentadas no discurso desses agentes vão ao encontro da afirmação de que, na pré-escola, as crianças devem aprender brincando? Quais afirmações vão na contramão da qualidade social do ensino na pré-escola, feita por esses agentes (professoras, crianças e famílias)?
1) As professoras acham que a pré-escola é um lugar onde as crianças devem ser disciplinadas e devem aprender a obedecer e seguir tudo o que a professora e os pais mandam sem nenhum direito a questionamentos ou a escolhas. As crianças veem a escola como um lugar desagradável, desinteressante, solitário, cheio de regras, deveres repetitivos, um ambiente onde quem dita o que fazer ou não é a professora. As famílias veem a escola como um lugar onde podem deixar o seu filho para ser cuidado, onde aprendem a ler e escrever, e obedecer regras, quando querem questionar esses deveres, então, a família os castiga achando que a escola detem 100% de razão e cabe as crianças apenas fazer o que lhes é mandado.
2) ¨ É importante destacar que as crianças, apesar de parecerem estar percebendo a sua experiência escolar como algo pouco agradável, reafirmam o desejo de estar na escola e de aprender. Aprender brincando. Aprender de forma significativa, prazerosa, apesar do “dever”, como sugere Andresa: “a menina tá na escola fazendo a tarefa na casinha de brincar”. ¨O que elas não abrem mão é da brincadeira. Ela precisa estar presente na escola, não dá para permanecer nesse local se lá não tiver “um bocado de livro, um bocado de brinquedo, um bocado de bola, um bocado de aula.¨