Atividade economica-serviçoscontabeis
INTRODUÇÃO
JUSTIFICATIVA
HISTÓRICO
INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS
TRIBUTAÇÃO
LIVROS FISCAIS E CONTÁBEIS
ENCARGOS TRABALHISTAS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
É notória a importância da contabilidade para as organizações. Podemos comparar uma organização sem uma boa contabilidade com um barco a deriva.
A prestação de serviços hoje tende a ser futurista, sempre preocupada com o presente e o futuro das operações e de seus resultados com o patrimônio. Também necessita ser prática quando se fala da velocidade das informações, e precisa em relação aos dados, integrar as demais funções da organização.
O mercado de trabalho é garantido, todavia, o profissional deve ter qualidade que se consegue com o melhor conhecimento.
Estar sempre atualizado é fundamental, pois as mudanças nas leis são freqüentes.
JUSTIFICATIVA
A competitividade empresarial é um dos fatores que chama atenção para a escolha da prestação de serviços contábeis, já que toda organização necessita de informações precisas para o seu bom gerenciamento. De modo geral, há uma necessidade muito grande na permanência ou na inserção no mercado que está cada vez mais competitivo e complexo.
Além disso podemos dizer também que a área contábil é ampla e seu universo demasiadamente extenso e atuante.
Hoje o contabilista não se prende ao âmbito fiscal, tem grande destaque no mercado em Controladoria, Auditoria e Atuarial, que é uma área caracterizada pela escassez de profissionais.
Como podemos perceber, a diversidade é grande em relação as áreas que o profissional pode atuar, além de ter estabilidade no emprego mesmo em época de crise, pois toda organização precisa de um contabilista.
De acordo com Iudícibus (2001), a economia também é grande aliada da Contabilidade no sentido de traduzir as informações contábeis e suas demonstrações, tornando-as analíticas e competitivas, indicando tendências de mercado positivas, negativas ou até mesmo nulas.