Atividade de sociologia
Páginas 89, 90
1. Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?
Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não apenas explicar a sociedade, mas também encontrar soluções para a vida social, comparar as sociedades e proceder à classificação das espécies sociais.
2. Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
Existem três características básicas que distinguem os fatos sociais:
A coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem se às regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha. Essa coerção social torna-se evidente pelas “Sanções” que se apresentam de duas formas: sanções legais e sanções espontâneas.
Sanções legais: são prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se define a inflação e se estabelece a penalidade correspondente.
Sanções espontâneas: caracterizam-se como resposta a uma conduta considerada inadequada por um grupo ou pela sociedade. O indivíduo é punido socialmente por meio de ações espontâneas rejeitando explicitamente o comportamento inadequado
A exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao indivíduo. Ao nascermos já encontramos regras sociais costumes e leis que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismos de coerção.
A Generalidade: é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles; que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento histórico ou ao longo do tempo. Segundo a afirmativa de Durkheim um fato é geral quando se repete em toda a extensão da sociedade ou entre a maioria dos indivíduos que a compõem. Os fatos são comuns aos grupos, portanto coletivos e podem ser representados pelas formas de comunicação, linguagem, formas de habitação, sentimentos, valores éticos, estéticos e morais.
3. Quais são os