ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE GÁS E CONDENSADO NO CAMPO DE MEXILHÃO, BACIA DE SANTOS
ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS
Ao decorrer deste trabalho será apresentada a Análise e gerenciamento de riscos ambientais associados à perfuração de desenvolvimento e à atividade de produção no campo de Mexilhão, na Bacia de Santos. Nesta análise é utilizada uma das técnicas usualmente empregadas para a identificação de perigos em estudos de avaliação de riscos, denominada Análise Preliminar de Perigos - APP.
O objetivo principal é identificar os possíveis perigos que possam ocorrer em uma instalação, numa fase preliminar do projeto e, com isso, economizar tempo e gastos no eventual replanejamento destas plantas. Porém é também possível aplicar este método em instalações já em operação, para se fazer análises rápidas dos perigos existentes e as salvaguardas disponíveis como nesta avaliação.
O processo de Gerenciamento dos Riscos Ambientais visa à ação planejada para o combate as eventuais situações de emergência consideradas como significativas a partir da Análise de Risco. Este planejamento engloba não só a identificação das medidas e ações, como incorpora a locação e verificação dos recursos necessários, treinamentos específicos e auditorias de todo o processo.
A partir dos procedimentos e resultados obtidos, pode-se identificar os aspectos que sustentam o Plano de Gerenciamento de Riscos. A aplicação das técnicas de avaliação de riscos permite identificar e caracterizar os riscos mais significativos, respeitando-se as características reais da instalação.
A obtenção destes resultados faz com que sejam identificadas medidas para a redução da frequência de ocorrência de eventos iniciadores de acidentes, ou para a redução da magnitude das consequências destes. A análise e Gerenciamento de Riscos associados à presença das instalações que compõem o Projeto Mexilhão, onde as características gerais apresentadas nos parágrafos acima serão avaliadas enfocando-se os