Atividade de lingua portuguesa
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Sérgio Sousa
Data:________/_______________/2014 Série: 9 Ano Turma:_____ Turno: Matutino
Aluno -______________________________________________________________________
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - I UNIDADE
*Leia o texto abaixo com calma e atenção.
ENTENDENDO A JUVENTUDE
Marcial Salaverry
Para podermos entender a juventude, e os problemas existentes entre os jovens e os mais, digamos, experientes, é preciso lembrar que algo que é tão velho quanto o mundo, é esse eterno conflito de gerações. Sempre existiu alguém reclamando de alguém. Os mais velhos achando os jovens abusados, e estes os achando superados, sem jamais chegar a um acordo, e isso vai passando de geração para a geração.
O que antes achávamos normal, hoje é "autentico absurdo", pois uma tendência dos mais velhos é esquecer que foram jovens, e o que fizeram em sua juventude, e que sofreram de seus pais as mesmas pressões que hoje fazem sobre seus filhos. Daí, a coisa acaba entrando num circulo vicioso.
Vamos analisar algumas opiniões correntes nos dias de hoje, sobre a juventude, "que só pensa em se divertir". “Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus.”
Este é um dos questionamentos atuais contra atos e atitudes dos jovens. A falta de respeito é motivada pela liberalidade estimulada pela televisão, pelos filmes, e também por "coisas que se vê na Internet". Até que poderia ser, como dizem um mal dos tempos modernos, se o autor desta frase não fosse Sócrates, filósofo grego que viveu por volta de 470/399 A.C. e agora, José?
Outra previsão sombria é aquela que fala sobre o que pode acontecer em nosso futuro, devido aos desmandos cometidos pela juventude