atividades lingua portuguesa
Atividades Extraclasse de Língua Portuguesa
Nome: ___________________________________________________________
Este texto foi escrito em forma de diário. Zuza é uma criança que registra tudo o que acontece no seu dia a dia. Leia-o para responder às questões propostas. 17 agosto
Ontem à tarde, quando o pai do Chico chegou do trabalho, a gente foi junto, um grudado no outro, mas na hora ninguém teve peito. Hoje a gente foi de novo.
Ele chama seu Jurandir. Vinha saindo de carro. A gente chamou de longe, chegou quase perto e disse que estava faltando um no nosso timinho. O Beto perguntou se o Chico podia brincar com a gente. Seu Jurandir fungou, fechando a cara. A gente quase fugiu de medo. Ele falou devagar. Tem voz de rádio de pilha. Parecia meio furioso e meio calmo. Disse que achava um perigo criança brincando na rua porque podia vir um carro. A gente falou que ali quase não passava e ele disse que na avenida tinha um monte. A gente explicou que nunca ia na avenida. Ele ficou meio assim. Todo mundo pediu. Ele disse que ia pensar.
AZEVEDO, Ricardo. Nossa rua tem um problema. 7 ed. São Paulo, Ática, 1998.
Sistema de Ensino CNEC
2014-08a-17s-ep-03 – Língua Portuguesa: linguagem formal e informal / discurso direto e indireto / parágrafos e travessões
2014
1) Que tipo de linguagem é usada, normalmente, nesse gênero textual?
formal
informal
2) Encontre no texto uma frase que justifica a resposta da questão anterior.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
3) Agora, reescreva estas frases substituindo a linguagem informal pela formalidade (norma culta), fazendo as modificações necessárias.
a) “Hoje a gente foi de novo”.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
b) “A