Atividade de Economia
Foi um plano, segundo José Sarney que se preocupava em atender aos mais pobres, por isso, o slogan: “Tudo pelo social”, se os preços aumentavam, os trabalhadores também tinham o seu salário aumentado no mesmo nível.
O sucesso do plano foi estrondoso. Formou-se uma coesão nacional. Surgiu a intervenção direta da sociedade na política. Reverteram-se as opiniões sobre o governo. A economia retomou seu crescimento.
Quando 1986 terminou, a capa de uma revista dizia: “Um ano que vai deixar saudades”, realmente, foi o ano em que houve no Brasil o menor índice de indigência e de pobreza. Nunca o país tinha assistido a isso.
Para entendermos o contexto, devemos saber o conceito de inflação que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai, esse congelamento proposto pelo presidente Sarney, representa um bloqueio a inflação e congelamento dos preços em todo o varejo dos quais cidadãos comuns eram responsáveis pela fiscalização.
Seu principal motivo de fracasso foi simplesmente por essa facilidade de compra, aonde a rentabilidade dos produtos caíram para perto de zero ou mesmo causarem prejuízo, aonde sua falta de mobilidade dos preços fez os produtos ficarem ausentes dos mercados forçando com que os consumidores fizessem estoques de produtos em casa.
Após o governo de José Sarney, Fernando Collor de Mello foi eleito com mais 42% de aprovação e tinha como objetivo acabar com os chamados “marajás”, funcionários públicos com altos salários, que só oneravam a administração pública.
Um Brasil traumatizado com a inflação, que chegou a quase 90%