Atividade de autodesenvolvimento
Todas as empresas estrangeiras estabelecidas na China são tributadas a uma taxa padrão de 33% (30% de imposto do governo central e 3% de sobretaxas locais). Com exceção em segmentos especiais, que são reduzidos para taxas de 15% ou 24%.
Empresas que possuem projetos de produção estrangeira superior a 10 anos, têm direito a cinco anos de isenção de impostos. Estas empresas podem solicitar isenção total de impostos para os dois anos de resultados positivos e tendo uma redução de 50% nos três anos seguintes. As empresas estrangeiras que exportem pelo menos 70% da sua produção anual podem obter outra redução de 50% de imposto, após o término do período de isenção acima referido. No entanto, a sua taxa de imposto está sujeita a um mínimo de 10%.
As empresas de investimento estrangeiro que apliquem tecnologia avançada podem ter uma redução de 50% nos impostos durante os três anos seguintes ao período de isenção referido anteriormente. Os materiais importados para o processamento dos produtos destinados à importação estão isentos de direitos e de imposto de valor acrescentado na importação e os produtos de exportação estão também isentos de direitos e de imposto de valor acrescentado.
Para um investidor estrangeiro realizar um investimento na China é necessário ter projetos de investimentos, tendo duas opções:
Utilizar projetos propostos por empresas ou instituições chinesas ou projetos próprios, os projetos propostos pelas instituições ou empresas chinesas traz vantagens por algumas já serem aprovadas pelo governo. Já os projetos próprios necessitam passar pela aprovação do governo as políticas industriais da