Resumo desenvolvimento humano
Desenvolvimento Humano
Os autores concordam que ao longo do desenvolvimento humano, à medida que o bebê interage com seu ambiente físico e social, o repertório comportamental é estabelecido, mantido ou modificado pelas relações únicas entre criança e o ambiente, incluindo nesse último as variáveis contextuais e culturais. Além disso, são pouco informativas as concepções tradicionais para uma análise comportamental.
É insuficiente informar a topografia das respostas de uma pessoa em certa idade. É necessário identificar a relação entre a topografia de respostas, a ocasião e o efeito produzido no ambiente.
Uma análise comportamental do desenvolvimento requer que sejam identificadas as variáveis ambientais e sua relação com as variáveis do organismo, para compreender o modo como são estabelecidas, mantidas e modificadas. A análise funcional das relações entre ambiente e organismo é a chave das respostas sobre o desenvolvimento humano, em que o analista recai sobre quais contingências são estabelecidas no início da vida. Além de identificar a relação entre os comportamentos de um indivíduo e os comportamentos de outras pessoas, objetos ou eventos ambientais.
A mudança progressiva dos comportamentos depende da filogênese, ontogênese e da cultura, que interagem de maneira complexa na multideterminação do comportamento. A ontogenética é objetivo da análise comportamental do desenvolvimento, em que se implica identificar as contingências.
Os processos de aprendizagem que produzem discriminações complexas possibilitam a explicação comportamental para o aparecimento de repertórios humanos. O conceito de operante discriminado foi decisivo para a compreensão da flexibilidade e complexidade do repertório comportamental de um organismo. O controle de estímulos, que estuda como se estabelecem e se mantem os operantes discriminados, e a unidade observada na relação entre respostas, estímulos antecedentes e