Atividade Com Jo O
INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTIAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA I
PROFESSORA: ELIANA M. BARBOSA DE MORAIS
GRADUANDOS: HELLEN J. S. PINHEIRO DE LEMOS e
JOÃO CARLOS DE LIMA NETO
Análise da Oficina/Grupo 01: Trabalho de campo com o texto de SACRAMENTO, Ana Cláudia Ramos. A mediação didática do estudo da cidade e o trabalho de campo: diferentes formas de ensinar Geografia. In: CASTELLAR, Sonia Vanzella (org.). Geografia Escolar: contextualizando a sala de aula. São Paulo: Editora CRV, 2014. P. 103-117.
O grupo acertou em fazer as filmagens (só poderia ter sido um pouco mais lenta a passagem das imagens e daria mais fôlego aos colegas quando estavam analisando a paisagem da cidade). No início da aula houve pouca participação e faltou interação entre professores e alunos, poderiam ter explorado o diálogo (ouvir o que os alunos tinham a dizer sobre as imagens/ paisagens da cidade: como eles viam a cidade que moram ou se conheciam o que estavam vendo).
Um colega ao expor, pecou ao dizer que ficaria pouco a vontade em passear no Goiânia Shopping (cremos que isso é opinião/ juízo de valor e devemos evitar esse tipo de fala. A ideia da filmagem foi boa, mas faltou interação com a turma em geral, faltou o fomento para que os alunos interagissem mais. Com relação ao texto de apoio da Sacramento acreditamos que ele foi abordado sim, mas de forma regular porque ele poderia ter sido mais explorado (foi trabalhado somente o conceito de paisagem e poderia ter sido explorado outros como, por exemplo, o lugar ou espaço vivido ). Faltou articular os conhecimentos geográficos com o conhecimento cotidiano dos alunos.
Ao analisar o roteiro do trabalho de campo entregue pelo grupo identificamos alguns pontos a serem discutidos: a clareza dos objetivos à aprendizagem dos alunos e a abordagem do conteúdo. Durante a realização do trabalho os alunos permaneceram dentro do ônibus, o que entendemos como uma