Atividade colaborativa
Como aspectos disciplinares distintivos entre as duas abordagens tratadas, podemos citar que, enquanto a abordagem de SI está mais vinculada ao processo de inovação tecnológica (IT) e ao campo da C&T, o Diamante de Porter, refere-se essencialmente à arena competitiva comercial e à gestão empresarial. Como métodos analíticos, ambas as abordagens compartilham similaridades, como na tendência em focar os fundamentos para entender o comportamento dos sistemas.
Nestes ambientes, fatores mais "primitivos", mas importantes para a formação da competitividade das empresas e o fortalecimento dos aglomerados, são condições essenciais para o crescimento econômico do sistema, e não podem ser negligenciados. Entre tais fatores, podem ser incluídos aspectos operacionais (como a redução dos desperdícios, o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços, além de outros), além de alguns estruturais (como a formação de coalizões para a eliminação de barreiras à absorção de novas tecnologias e a cooperação institucional).
no caso do Diamante, a consideração de estratégias competitivas e cooperativas, que refletem uma forma de adaptação ao meio para garantir a sobrevivência.
- o modelo do diamante.