Atividade Biosseguran a
Situação 1
O acesso à cidade de Ilha Comprida, situada no litoral sul de SP, se faz por suas extremidades: no Boqueirão Norte pela ponte Iguape-Ilha Comprida e no Boqueirão Sul pela travessia de balsa Cananéia-Ilha Comprida. No Boqueirão Sul para se ter acesso à praia é necessário pegar uma estrada de um pouco mais de 3km, por esse motivo muitas pessoas optam por não atravessar e ficar nos quiosques próximos ao píer da Balsa.
A Ilha possui 74km de Extensão e apenas 6km de Largura. O seu lado que faz divisa com Iguape e Cananéia é banhada pelo Mar Pequeno, um canal com uma biodiversidade marinha e costeira enorme, além de ter como vegetação principal o Manguezal. Seu outro lado é banho pelo Oceano.
O problema dessa praia é a área desses quiosques onde todo o esgoto dos banheiros e cozinhas é despejado diretamente no Mar Pequeno sem nenhum tipo de tratamento. Essa área de despejo é frequentada por muitos banhistas, além de ser uma área de alimentação para botos cinzas, mergulhões, gaivotas, guarás e diversos outros animais. A poluição desse ambiente causa diversos danos tanto a população humana quanto aos animais e vegetação em geral.
Uma solução a curso prazo seria construções de fossas que já amenizariam o problema, já a longo prazo o saneamento básico seria ideal, além de alternativas ecológicamente corretas como as próprias fossas com tratamento desse esgoto.
Situação 2 A cidade de Cananéia, situada no litoral Sul de SP, é constituída de uma ilha principal (onde encontra-se 80% da população), de ilhas pequenas e da parte continental. É uma área de Preservação Permanente. Sua principal economia da cidade é a pesca. O grande problema está no descarte de matéria orgânica que não é utilizada (como cabeça de peixe, miúdos, peixes em estado de putrefação, casca de camarão etc). Cuturalmente esse descarte é feito no prório canal ou jogados diretamente no esgoto. Já houve muitas reuniões entre o Departamento Municipal do Meio Ambiente e os