Atividade Avaliativa
1- Segundo a declaração de Salamanca, por que devemos trabalhar com o aluno com Necessidade Educativa Especial (NEE) em classe regulares de ensino?
- Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.
- Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas.
2- Qual e o princípio fundamental da escola inclusiva?
O principio que orienta esta estrutura é o de que as escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente se suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras. Aquelas deveriam incluir crianças deficientes e superdotadas, crianças de ruas e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, pertencentes à minorias lingüísticas, étnicas ou culturais ou crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados. Tais condições geram uma variedade de diferentes desafios aos sistemas escolares. No contexto dessa estrutura o termo “ necessidades educacionais especiais” refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
3. O que o documento menciona sobre o encaminhamento de alunos às classes especiais?
- Princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter. Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos dos estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino e recursos e parcerias com as comunidades. Na verdade, deveria existir uma continuidade de serviços e apoio proporcional ao contínuo de necessidade especiais encontradas dentro da