Atividade Autointrucional Medicina Legal

285 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FUMEC

AUTOINSTRUCIONAL – MEDICINA LEGAL

Aluno: Hiero Vilas Boas Crepaldi
Proposta:
“BASEADO EM SEU CONHECIMENTO EM TANATOLOGIA FORENSE DETRMINE A CRONOTANATOGNOSE: UM CADÁVER FOI ENCONTRADO COMPLETAMENTE RÍGIDO COM MANCHAS HIPOSTÁTICAS AINDA NÃO FIXADAS. TRATAVA-SE DE UM INDIVÍDUO CONHECIDO PELA ALCUNHA DE BAIANO. AO SEU LADO, TAMBÉM FALECIDA, ENCONTRAVA-SE O CORPO DE UMA MULHER COM MANCHAS HIPOSTÁTICAS FIXAS E PRESENÇA DE MANCHA VERDE ABDOMINAL. O CORPO ESTAVA COMPLETAMENTE RÍGIDO. AMBOS APRESENTAVAM FERIDA PÉRFURO-CONTUSA CIRCULAR NO CRANIO COMPATÍVEL COM ENTRADA DE PROJETIL DE ARMA DE FOGO. A LESÃO APRESENTADA POR ELA TINHA AS BORDAS INVERTIDAS E NÃO HAVIA SINAIS DE EFEITO SECUNDÁRIO. A LESÃO APRESENTADA POR ELE TINHA AS BORDAS EVERTIDAS E CÂMARA DE MINA DE HOFFMAN.”

Perguntas:
1 - Quem faleceu primeiro, ele ou ela?
2 - Quais as possibilidades do que ocorreu no presente caso?
3 - Qual outro exame você solicitaria além da necropsia? Por que?

Respostas:
1 – Provavelmente quem faleceu primeiro foi a mulher, por apresentar mancha verde no abdome, sinal de putrefação além da rigidez corporal.

2 – O que provavelmente ocorreu, fora um duplo homicídio, ocasionado pelo disparo de arma de fogo, dado o ferimento ocasionou o traumatismo craniano, por consequência ocasionou o óbito das vítimas. Possivelmente o disparo ocorreu na mulher em uma distância maior que no homem, graças as características da perfuração da bala.

3 – Além da necropsia, poderão ser solicitados: medida de temperatura corporal, exames de fundo de olho, pesquisa de sinais de putrefação (cristais do sangue, crioscopia do sangue), coleta de liquido cefalorraquidiano, e sinais de tentativa de fuga. Uma possibilidade para localizar o autor dos disparos, seria verificar abaixo das unhas de ambos (mais provável na mulher), por restos de pele que ajudem na identificação do agressor.

Relacionados