Atividade Agricola
A agricultura é uma atividade da humanidade e provavelmente foi a responsável pela primeira grande transformação do espaço geográfico mundial. Ela surgiu no período Neolítico, quando os primeiros povos passaram de um tipo de vida nômade para sedentário e assim necessitaram do cultivo de plantas e domesticação de animais para sobreviverem.
As primeiras civilizações que praticaram a agricultura foram as que se concentravam as margens dos rios Tigre e Eufrates, e como nessas regiões a terra era bastante propícia para a agricultura, houve um excedente de produção que possibilitou o comércio.
DA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA À REVOLUÇÃO VERDE
Graças à revolução industrial, evoluíram as técnicas agrícolas, que possibilitaram o ser humano aproveitar melhor o espaço em que se cultivava, ampliando, assim, a área de cultivo. Esse desenvolvimento tecnológico ficou conhecido como Revolução Agrícola.
Com o melhor proveito do espaço agrícola, ocorreu um aumento na produtividade que foi muito bom, pois o percentual de elevação da população urbana era cada vez maior devido a industrialização nas grandes cidades e ao êxodo rural. Levando em conta que a indústria proporcionava as bases técnicas para aprimorar o cultivo, cada vez que se aumentava o número de mão-de-obra nas cidades e o lucro gerado pela produção, aumentava-se o número de máquinas trabalhando no campo e assim mais trabalhadores viam para as cidades em busca de emprego.
OBS.: A agricultura usada pelos europeus na era imperialista desde o século XVI ao século XIX foi o Plantation, tipo de produção voltada para somente um produto agrícola (monocultura), e usada para a exportação.
Após a segunda guerra mundial, os países desenvolvidos criaram uma estratégia de elevação da produção agrícola mundial, pois suas colônias na África e Ásia haviam declarado independência. Essa estratégia ficou conhecida como Revolução Verde. Feita nos Estados Unidos, essa estratégia objetivava combater a fome e a miséria