Atividade Adm 29 07
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Ciências Econômicas - Cascavel
Aluno:Marcos Paulo Adriano
Disciplina: Administração
Professor: Marcelo Roger Meneghatti
Com base no artigo de Vasconcelos Et Al. (2014), responda a questão.
VASCONCELOS, L. A.; GONÇALVES, R. DE S.; MEDEIROS, O. R. DE. Contribuição da análise financeira fundamentalista à concessão de crédito: estudo de caso em uma instituição financeira. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 9, n. 1, p. 25–47, 2014. Disponível em: . .
1) Comente os objetivos dos autores e quais os resultados alcançados pelos mesmos com este estudo?
O estudo tem co objetivo analisar a capacidade de predição quando da aplicação da análise financeira fundamentalista para a concessão de crédito individual em relação à previsão de inadimplência das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa por meio de um estudo de caso em uma instituição financeira . Desta forma, foram identificados por meio da Análise Discriminante os indicadores contábeis com maior poder explanatório para predição de inadimplência, quais sejam o Capital Circulante Líquido, Índice de Endividamento, Giro de Ativo, Indicador de Lucro Acumulado e Indicador de presença no Índice BOVESPA, no período e amostra selecionados.
Os testes estatísticos indicaram que a estimação por modelos auto-regressivos só é relevante para os indicadores contábeis ponderados pelo setor de atuação e não para as variáveis macroeconômicas. Entretanto, os resultados mostram que embora as variáveis macroeconômicas não tenham se mostrado individualmente relevantes na estimação dos eventos de inadimplência no modelo proposto, o modelo com os indicadores contábeis e a inserção daquelas variáveis, mostrou-se mais robusto do que o modelo apenas com os indicadores contábeis, com taxa de acerto de 97,3% contra 95,3%. Com o uso dos indicadores contábeis e os indicadores macroeconômicos (PIB e Taxa Básica de Juros) foram especificados modelos logit