Atividade 9_Letícia Assumpção

908 palavras 4 páginas
Universidade Federal Fluminense
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bacharelado em Administração Pública

Letícia Oliveira Assumpção
Atividade 9

Rio de Janeiro
Setembro/2013

1. Explique os conceitos de Polis, Civitas e República, diferenciando-os.
A política assim como a conhecemos tem origem greco-romana e deriva de ta politika
(vinda de Polis). Chegou-se a essa conclusão a partir da análise de vocábulos relacionados à política. As palavras democracia, aristocracia, oligarquia, tirania, despotismo, anarquia e monarquia têm origem grega e remetem a regimes políticos. Por outro lado, república, império, poder, cidade, ditadura, senado, povo, sociedade, pacto e consenso provém do latim e têm o significado de formas de ação política.
A Polis nada mais é que o nome dado às cidades na Grécia Antiga e seus habitantes eram os politikos, homens livres, possuidores de direitos iguais.
Se na Grécia Antiga as cidades eram conhecidas como Polis, em Roma elas receberam o nome de Civitas. Já res publica foi a tradução latina para o grego ta politika e tem o mesmo sentido, de coisa pública. A res publica, assim como a ta politika, é portanto a tudo aquilo que é do povo e regido por ele próprio, como as leis por exemplo.

2. Explique o que é despotismo, explicando suas diferentes formas.
O poder despótico ou poder patriarcal é um tipo de poder onde o patriarca tem vontade absoluta com força de lei. Dessa forma, o poder nessas sociedades era exercido por um homem (chefe de uma ou várias famílias) que tinha poder para decidir sobre tudo dentro da sociedade. Justificava-se o poder do patriarca atribuindo à vontade divina. O patriarca concentrava em suas mãos autoridade sobre a vida e morte das pessoas, sendo considerado senhor da terra, da justiça, das armas, representante da divindade e autoridade militar.
Assim, era comum que se fizesse uso da força pra concretizar a sua vontade.
Sobre as características do poder, despótico total é aquele

Relacionados