Atividade 1 teorias da admistração
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ISAIAS CHAVES BARBOSA
ATIVIDADE 1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Barra do Corda
2012
1)A CRVD representava os interesses nacionais durante a explosão de minas de ferro em minas gerais. Nasceu com um contexto de um fortalecimento de uma indústria de base brasileira e que tinha como objetivo melhorar a industrialização brasileira.
Como era uma empresa do estado, desenvolveu um processo de gestão extremamente burocrático, as decisões eram tomadas nas mãos dos administradores superiores, que era um ponto negativo em comparação às maiores mineradoras do mundo. Interesses políticos frequentemente influenciavam no ambiente e decisões na CRVD.
Em 1997, no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, a Vale do Rio Doce foi privatizada no Programa Nacional Desestatização. Muitos grupos defendiam as estatais, um consórcio formado pelo o Banco do Bradesco, pelo empresário Benjamin Steinbruch, um dos sócios majoritários da CSN - e por outros investidores foi o vencedor do leilão, e a partir daí diversas medidas foram tomadas para tornar a CRVD mais eficiente e lucrativa.
2) Destacou-se nessa organização por seu perfil de negociador agressivo e pela forma como se comunicava interna e externamente. Essa comunicação era extremamente importante, ele era das poucas pessoas que falava inglês, isso possibilitou que desempenhasse importante papel no processo de internacionalização do mercado de capitais, tornando-se um funcionário vital no momento em que a integração mundial dos mercados financeiros já era uma realidade. Agnelli soube cultivar uma rede de relacionamentos interpessoais, além de aproximar-se de pessoas poderosas, entre os quais o presidente do Bradesco, Lázaro Brandão, conquistando sua admiração e proteção. Sabia como trabalhar com as pessoas, e suas palavras eram capazes de