Atividade 1 Semana Disc 9
Para realizar esta atividade será necessário ler, antecipadamente, os materiais bibliográficos indicados a seguir:
• Tópico “Redes Públicas e o Desenvolvimento Federativo” (páginas) da Unidade 1 – Introdução à Gestão de Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos (MALMEGRIN, 2012, p. 25 a 42).
• TAMADA, Rosane Cristina Piedade; BARRETO, Maria de Fátima da Silva; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. Modelos de gestão em saúde: Novas tendências, responsabilidades e desafios. Portal CONVIBRA (2013). Disponível em <http://www.convibra.org/upload/paper/2013/38/2013_38_7937.pdf>. Acesso em 05 Mar.2015.
A seguir, analise a Rede SUS em sua região e responda as questões a seguir, justificando sua resposta em cada tópico:
a) Qual o tipo de descentralização que essa rede configura? (até 2,0 pontos)
A Rede SUS na minha região configura a Descentralização Tutelada Independente, pois embora a mesma detenha todas as competências decisórias para definir como prestar os serviços públicos nesta área, esta depende, mesmo que parcialmente, de recursos oriundos de instâncias superiores do sistema federativo.
b) Como ocorre a cooperação, a competição e a coordenação nessa rede em sua região? (até 2,0 pontos)
A rede de minha região é efetivada por meio da Cooperação entre o Município, o Estado e a União. O primeiro recebe recursos tanto do Estado como da União para investimentos nesta área. A Coordenação dos recursos é feita através da Secretária de Saúde do Município, sob orientação dos princípios gerais do SUS (União) mais também existe um Hospital que é gerenciado pelo Estado, onde o município, não tem nenhuma intervenção(Competição).
c) Quem são os atores envolvidos, quais papéis desempenham e como as demandas da comunidade são resolvidas no âmbito dessa rede? (até 2,0 pontos)
Os atores envolvidos nesta rede são: O Município, o Estado e a União.
A união e o Estado repassam recursos para o Município, para que este, através da Secretaria Municipal da