ativade 1
JORNALISMO BIOGRÁFICO – COM 481
Débora Bravo – 55644
Ana Paula Nunes – 55647
Gabriele Maciel – 55650
Presidente Escolhido: Jânio Quadros
Eleito presidente em 1961, Jânio Quadros um “charmoso” moreno, com seu bigode ala Hitler, fez história na política brasileira. Apesar de ter nascido na cidade de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no dia 25 de janeiro em plena Guerra Mundial (1917), Jânio não pode ser considerado um sul mato-grossense. Estudou em Curitiba e logo na infância foi estudar e morar em São Paulo. Com seus belos óculos fundo de garrafa Jânio mostrou que precisava de grandes lentes para enxergar melhor a política brasileira. Sempre muito sensato em suas decisões J. Quadros
Formou-se em direito em 1939, trabalhou como advogado na capital paulista antes de entrar para a vida pública. Foi eleito vereador em 1947, deputado estadual em 1950, prefeito de São Paulo em 1953 e governador em 1954.
Orador carismático, fez sucesso entre os eleitores com sua pregação sobre a moralidade administrativa. Classificado por estudiosos como populista, nas campanhas eleitorais aparecia comendo sanduíches em botequins.
Em sua primeira disputa pela prefeitura paulista, conquistou grande popularidade ao usar uma vassoura como símbolo da limpeza que prometia fazer nos órgãos públicos. Seu lema durante a campanha à presidência da República era "varrer a corrupção".
16 de Fevereiro de 1992 (75 anos)
São Paulo (SP) morreu
Profissão:
advogado e professor de português
Na ocasião ficou conhecido como o maior autor de proposições, projetos de lei e discursos de todas as casas legislativas do país no período, assinando ainda a grande maioria das propostas e projetos considerados favoráveis à classe trabalhadora. Na seqüência foi consagrado como o deputado estadual mais votado, com mandato entre 1951 e 1953.
A seguir foi eleito prefeito da cidade de São Paulo, exercendo a função de 1953 a 1954, abandonando o cargo no ano seguinte