Ativ 15654 Ok

379 palavras 2 páginas
Aula 02- Três Elementos da Fotografia: Obturador, Diafragma e Filme
Atividade 02

Você deverá responder a questão a seguir por meio do Portfólio-Ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail ebatista@unigran.br
1- 1 - Descreva a função do obturador e do diafragma.
O obturador é responsável pelo tempo que a janela fica aberta para que entre luz. Se a velocidade escolhida for baixa (lenta), vai entrar mais tempo de luz; se a velocidade for alta (rápida), a luz vai ter pouco tempo para entrar na máquina.
Enquanto o obturador regula o tempo, o diafragma controla a quantidade de luz que penetra na câmara. É a estrutura responsável pela regulagem da luz que atravessa a lente. Formado por um conjunto de lâminas em forma de anéis, dentro da lente, se ajusta abrindo ou fechando o orifício para permitir a passagem da luz na proporção desejada.

2- O que é profundidade de Campo, para que serve e como ela pode ser usada?
Em óptica, profundidade de campo é um efeito que descreve até que ponto objetos que estão mais ou menos perto do plano de foco aparentam estar nítidos. Regra geral, quanto menor for a abertura do diafragma/íris (maior o valor f/x), para uma mesma distância do objecto fotografado, maior será a distância do plano de foco a que os objetos podem estar enquanto permanecem nítidos.

3- Cite e explique os tipos sensibilidades dos filmes fotográficos.
Filmes pouco sensíveis, chamados de filmes lentos (ASA 25 a 64), precisam de uma quantidade maior de luz para sensibilizar e ter a imagem impregnada, por isso, oferecem ótima definição.
Filmes médios, com ASA de 100 a 200, possuem uma sensibilidade média. Muito utilizados em fotos produzidas em estúdio e paisagem, a velocidade do disparo é razoável, o que garante fotos com boa nitidez, com ótima reprodução de cor e contraste médio.
Filmes rápidos, de ASA 400 a 800, proporcionam um rápido disparo do obturador e diafragma fechados. Não perde tanto em

Relacionados