atitudes sustentaveis
Muitas empresas já têm demonstrado essa preocupação, fortalecendo iniciativas de cuidado ao meio ambiente em suas operações e na busca pela ecoeficiência – que é a ciência de se produzir mais e melhor, reduzindo cada vez mais o desperdício e utilizando de modo racional os recursos como água, energia e matérias-primas.
Já faz pelo menos uma década que as empresas brasileiras, públicas e privadas, abraçaram a causa da sustentabilidade. Começou como uma preocupação genuína de cumprir as leis ambientais e de proporcionar qualidade de vida aos colaboradores e à comunidade. O movimento foi evoluindo para processos de produção mais eficientes e econômicos, até chegar ao desafio de desenvolver produtos que promovam mudanças ambientais, ou que tenham um design voltado para reaproveitar materiais, utilizar menos matéria-prima, fomentar cadeias produtivas que respeitem a natureza. Nesse sentido, a sustentabilidade corporativa prova que é a síntese de um processo que ficou conhecido como ganha-ganha-ganha: ganham as empresas (em competitividade, rentabilidade e imagem), ganham as pessoas em qualidade de vida, ganha o planeta.
São muitas as atitudes sustentáveis que estão ao alcance das empresas. Tratar os principais resíduos decorrentes de sua produção é um imperativo; reciclar o lixo e reutilizar a água; buscar o uso de formas alternativas de energia, dando ênfase a fontes renováveis, é outra forma de contribuir para a redução da poluição e minimizar o aquecimento global. Investir em pesquisa e