ATITUDE ENQUANTO TOMADA DE DECISÕES
Umas das competências inerentes ao administrador é a atitude. O planejamento está ligado diretamente à atitude, o bom profissional se destaca aprimorando seu conhecimento, já que é um agente transformador dentro do ambiente de trabalho.
O tema dessa pesquisa dá ênfase à atitude enquanto tomada de decisões, discute questões sobre a importância de um a atitude crítica, influência na liderança da equipe e como um pensamento crítico pode auxiliar para o sucesso no empreendedorismo. Baseando-se na filosofia para encontrar soluções satisfatórias com decisões individuais e coletivas que sejam conclusivas.
2 DESENVOLVIMENTO
A administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da Antiguidade. O filósofo grego Sócrates (470 a.C.-399 a.C.), em sua discussão com Nicomaquides, expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão (429 a.C.-347 a.C.), filósofo grego, discípulo de Sócrates, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A república, expõe a forma democrática de governo e administração dos negócios públicos. Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C.), discípulo de Platão, deu impulso inicial à Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica e Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano. No livro Política, sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública: monarquia, aristocracia e democracia. (CHIAVENATO, 2004)
A Filosofia nos ajuda, através de questionamentos, a refletir sobre como lidar com as questões que surgem no dia-a-dia de uma empresa. O planejamento está diretamente ligado à atitude no processo de tomada de decisões, pois é necessário prever as possíveis implicações de cada decisão. Segundo Aristóteles, o bem é aquilo que todas as coisas visam, (...) com alguma finalidade que desejamos por si