Atidades Orgânicas - Poluição da água
1. Qual a principal constituição do petróleo e o que leva a mortandade da vida marinha?
As moléculas que constituem o petróleo são hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos por átomos de carbono (C) e de hidrogénio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigénio (O), azoto ( N ) e enxofre (S). Os hidrocarbonetos são combustíveis, ou seja, oxidam-se facilmente libertando calor. São boas fontes de energia. O petróleo flutua na água porque é menos denso que a água, formando uma camada que impede a penetração de gás oxigênio e de luz do Sol. Sem oxigênio, os peixes morrem e sem luz solar, as plantas não realizam a fotossíntese. E animais também não conseguem se alimentar de algas flutuantes (maiores fornecedoras de oxigênio para o nosso planeta). O petróleo também gruda nas brânquias dos peixes, matando-os por asfixia (falta de oxigênio) e ainda gruda nas penas das aves que se alimentam de peixes, impedindo que possam voar.
2. Quais a principais frações orgânicas extraídas o petróleo?
Se for submetido a uma destilação fracionada, o petróleo cru pode dar origem a diversas frações orgânicas, com diferentes pesos moleculares. Os hidrocarbonetos mais pesados estão na forma sólida, e os mais leves são gases. Com este princípio é possível obter frações de petróleo para todos os gostos.
3. Como você define “maré vermelha” e quais as suas consequências?
A maré vermelha é provocada pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas. A floração de pequenas algas chamadas dinoflagelados, que representa um dos grupos mais abundantes no plâncton marinho, é uma das principais causas da maré vermelha e podem estar presentes neste evento outros microorganismos como as cianobactérias ediatomáceas. Fatores como a temperatura, luminosidade e salinidade associados com níveis de nutrientes dissolvidos no mar