Aterro sanitário de maceió
INSTITUTO DE GEOGRAFIA DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
Sharline Karoline oliveira Moura
ATERRO SANITÀRIO DE MACEIÒ
Maceió/AL
2014
A Central de Tratamento de Resíduos de Maceió-CTR (aterro sanitário), esta localizado no bairro do Benedito Bentes e foi inaugurado em 30 abril de 2010, possui uma área de 140 hectares com investimento total de R$ 300 milhões . A previsão é que sejam construídas mais três células de tratamento ao longo de vinte anos que será o tempo estimado de vida útil do aterro.
“O aterro sanitário foi projetado para receber 1.400 toneladas de lixo por dia. Esse total foi calculado com base no que é depositado hoje no lixão de Cruz das Almas. A diferença é que agora o lixo terá um tratamento verdadeiro”, destaca o superintendente da Slum, Ernande Baracho.
“O aterro já receberá todo tipo de lixo. Resíduos domiciliares, animais mortos, resíduos industriais, material de podação e restos da construção civil, cada um com locais específicos para o tratamento adequado”, explica Alder Flores.
Também será ativada uma unidade de beneficiamento de entulho e uma estação para captação do gás produzido pelo lixo. O objetivo é reciclar ao máximo o lixo que será depositado no local, já que a reciclagem, além de reduzir o impacto ambiental, também ajuda a prolongar a vida útil das células.
“O tratamento do lixo será de tal forma que será possível até usar a água tratada para aguar parques e jardins da cidade”, revela o superintendente da Slum.Foto da Central de Tratamento de Resíduos de Maceió-CTR (aterro sanitário) no dia da inauguração.
Estes comentários foram feitos na época de inauguração do aterro e foram feitos por autoridades responsáveis pela obra.
Os moradores das proximidades do aterro alegam não terem sido se quer questionados a respeito da construção.
Hoje em dia quase quatro anos depois da inauguração a realidade é diferente daquela citada acima pelas autoridades o lixo