Atenção - Psicologia cognitiva
O estudo deste artificio tem como objetivo descobrir as formas como os estímulos (sensoriais aferente e eferente e dos sentidos) se relacionam como a atenção e a memória, mostrando sua função, que é a capacidade de focar em certos estímulos e a partir disso causar um comportamento especifico e armazena-lo.
Vários autores acreditam que a atenção é dividida em 2 ocupações: Atenção dividida e a atenção seletiva. A primeira entende-se pela capacidade de acatar 2 ou mais estímulos ao mesmo tempo e diante disso gerar respostas como necessário. Neste caso, quando as tarefas são muito exigentes, há uma queda em sua eficácia, porem quando há uma pratica continua, os limites da atenção são expandidos. Já a segunda também conhecida por “atenção focalizada” pelo fato da sua habilidade de selecionar uma única informação, ignorando todas as outras.
Pesquisas apontam que a atenção seletiva pode trazer alguns benefícios, e dessa maneira dividem-se em duas categorias: auditiva e visual. A auditiva traz o estudo da Escuta Dicótica, onde a atenção do que escuta está dividida, notando alguns aspectos de informações não atendidas. A visual tem como grande exemplo o efeito Stoop, que se refere a observação de uma dada cor de estímulo, usada para representar um palavra contraditória. Dessa forma se leva mais tempo para dizer o nome da cor, quando é disperso por outras características de estimulo (significado da palavra) o que ativa duas passagens diferentes.
Além disso, outra característica muito estudada é o filtro, que atua naatenção focalizada já que funciona para bloquear os estímulos que não são interessantes e também podem funcionar analisando todos os estímulos e seleciona o mais importante e este determinara um