ATD1 Estudo De Caso
As práticas educativas tanto no estudo do caso como nas utilizadas nas idades média e moderna acabam sendo as mesmas, o professor apresenta a nova matéria comparando com a matéria anterior, executa-se alguns exercícios que enfatizam a repetição para que o aluno possa compreender a matéria.
Na educação da antiguidade a família dos poderosos da época contratava educadores para seus filhos para a continuidade deles no poder. Na idade média a igreja católica era a responsável por toda a educação da época visando sua garantia no poder, foi nessa época que se criou a primeira organização educacional com a criação do Ratio Studiorum e na educação da idade moderna foram criadas as escolas públicas e voltada para o ensino de todos e não apenas para os que tinham melhores condições financeiras, visando a leitura, a escrita e a utilização de cálculos matemáticos.
Uma das primeiras proposições de Ratke é a de que “o príncipe”, ou seja, o governante, o governo, “deveria instalar e administrar as escolas públicas e ordenar que todas as crianças fossem instruídas principalmente na leitura, na escrita e no cálculo, base de todo estudo sério e necessário à vida prática” (RATKE, 2008, p. 5, grifo nosso). ler, escrever e contar o estudo de conteúdos que tenham utilidade para a prática, para aqueles que trabalham e não só para aqueles que, na época estudavam por sua condição aristocrática