atc cimento
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
CINZA DE CASCA DE ARROZ COMO FATOR DE SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE CIMENTO
CURSO: Engenharia de Produção Professor TIDIR: Anton Semenchenko
Carina de Souza Ferreira, Célio Augusto Andrade de Oliveira, Guilherme Heleno da Silva Costa, Jéssica Félix da Silva, Leandro Martins, Mayra Alexsandra Nunes de Almeida, Melissa Bruno Ferreira, Raiane Mare Gomes
Resumo – O excesso de óxido de carbono atualmente lançado para a atmosfera resulta em grande parte de indústrias com alto consumo energético e que fabricam grandes quantidades de produtos, como a cimenteira, que é responsável pela aplicação de um dos materiais mais usados mundialmente, cuja produção é usado o material associado a grande emissão de CO2, o clínquer. Para a mitigação deste problema é utilizado adições minerais, como a cinza da casca de arroz. A adição, além de diminuir o custo da produção, reduz os impactos ambientais, e também melhora algumas de suas propriedades físicas mecânicas.
1. Introdução
O processo industrial consiste num conjunto de operações necessárias para modificar as características das matérias-primas. De forma geral, para obter um determinado produto são necessários diversos procedimentos industriais. Já o processo de fabricação tem como objetivo principal o planejamento dos processos, selecionar e definir em detalhes as etapas de fabricação do produto.
Hoje o cimento é um dos materiais mais utilizados em nosso país, presente em todo tipo de construção, da mais simples moradia até a mais complexa obra de infra-estrutura, do início ao acabamento final.
Com isso o desenvolvimento econômico e tecnológico nos últimos séculos não teve precedentes na historia, trazendo benefícios para grandes parcelas da humanidade mas, causando também aumento do consumo de recursos da geração de resíduos e das emissões gasosas na fabricação e consumo de produtos, que se identificam com o