ataques virtuais
FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL
Aprovadas pela Portaria SESu/MEC Nº 368/2008 de 19/05/2008 (DOU 20/05/2008)
Faculdade de Ciência e Tecnologia do Planalto Central – FACIPLAC
Curso de Tecnólogo em Redes
Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 290 -MEC de 27/01/2005 DOU de 28/01/05
Exercícios de
Segurança
Aluna: Samantha Alves Rodrigues
Curso: Redes de Computadores 4º Semestre
Os ataques virtuais são ações praticadas por softwares projetados com intenções danosas. As consequências são bastante variadas, algumas têm como instrução infectar ou invadir computadores alheios para, em seguida, danificar seus componentes de hardware ou software, através da exclusão de arquivos, alterando o funcionamento da máquina ou até mesmo deixando o computador vulnerável a outros tipos de ataques. São alguns deles:
Access Point Spoofing (Associação Maliciosa): A associação maliciosa ocorre quando um atacante simula um ponto de acesso, iludindo outro sistema de maneira que este acredite estar se conectando em uma rede sem fio real. Com o auxílio de um software, como o HostAP, o atacante é capaz de enganar um sistema, mostrando um dispositivo de rede padrão como um ponto de acesso.
Ataque no nível de aplicação: Várias analistas de segurança em todo mundo já apontaram ataques DoS ou DDoS direcionados a camada de aplicação, e devido a estes ataques, soluções como a implementação de um Web Application Firewall auxiliam na prevenção e na defesa deste tipo de ataque.
Ataques a gateways da rede: Boa parte dos ataques documentados tem como centro de atuação um sniffer colocado numa máquina da rede mas o ataque pode tornar-se ainda mais fatal se ele for posto num gateway de rede. Ataques ativos contra o TCP: Spoofing (Enganar a vítima fazendo-se passar por outro host); ARP Spoofing (Gerar respostas ARP falsas); IP Spoofing (Gerar pacotes