atao
Colecção: Escritas do Mundo
Autor: Uri Orlev
Editora: AMBAR
Os dias passavam-se, as semanas passavam-se, os meses passavam-se e Alex continuava a fazer a sua vida sozinho.
Finalmente, chegou o dia, o dia que há muito esperava, 6 meses depois. Alex ouviu vozes e pressentiu que era o seu pai. E era. Após tanto tempo a viver sozinho e escondido, reencontrou o seu pai.
Em plena II Guerra Mundial, os judeus estavam a ser expulsos das suas habitações.
Os nazis evadiram a fábrica onde trabalhava o pai de Alex. Alex era um menino de apenas 12 anos que vivia com o seu pai. O pequeno rapaz conseguiu escapar e, combinara com o seu pai um lugar para posteriormente se encontrarem. Mas, o seu pai não conseguiu escapar.
Visto isto, o Alex foi obrigado a viver sozinho. Procurava comida em casas vizinhas e em esconderijos vizinhos que estavam abandonados e construiu um esconderijo num 1º andar de uma casa abandonada. E era daí que observada todos os dias a sua amada.
Resumo: A ilha na ra dos passaros
• Esta história passa-se durante a II Guerra Mundial, na altura em que os judeus eram expulsos das suas habitações para serem levados para os campos de concentração nazis.
• Alex era um menino de apenas 11 anos judeu que vivia com o seu pai, com o seu rato de estimação chamado Floco e com a família Gryns com quem partilhavam o esconderijo no Gueto.
• A mãe de Alex tinha desaparecido.
• Numa noite Alex vê o seu pai a olear uma arma. O pai de Alex ensina-lhe a usar a arma e dá-lha.
• Certo dia os nazis invadiram a fábrica onde trabalhava o pai de Alex e o seu amigo Boruch. Estes foram “seleccionados” para irem para os campos.