asuehas euhs aasheuasheush srs
748 palavras
3 páginas
Embora seja um país predominantemente quente e úmido, o Brasil não se apresenta como um todo homogêneo. Áreas mais quentes, mais úmidas, menos quentes, semiúmidas e até quentes e secas (semiáridas) constituem diferentes domínios climáticos.Dentre os principais fatores que explicam o clima brasileiro, pode-se destacar:
a) Predomínio das terras brasileiras em baixas latitudes.
b) Situação do relevo, com predomínio de depressões e planaltos, sem grandes altitudes.
c) A atuação predominante do sistema de ar quente intertropical - massas de ar tropicais e equatoriais - na maior parte do Brasil durante o ano. Esse fator, correlacionado com a latitude e a altitude, explica a razão de a maior parte dos domínios serem principalmente quentes, com exceção do domínio subtropical. Compare os dois mapas das massas de ar. Observe que a mEc, a mEa e a mTc atuam mais no verão, pois têm sua ação atenuada no inverno pela expansão da mTa e da mPa.
O comportamento médio da atmosfera brasileira é consequência dos avanços e recuos dessas 5 massas de ar: 2 equatoriais, 2 tropicais e 1 polar.
Massas de ar no Brasil
A mEc - Equatorial Continental - é a massa de ar quente e úmido que domina a Região Norte, boa parte do Centro-Oeste e parte do Nordeste. Sua área de origem é a Amazônia, daí sua importância no transporte da umidade produzida pela evapotranspiração local. Esse domínio se dá na maior parte do ano e é menos acentuado durante o inverno austral.
A mEa - Equatorial Atlântica - tem sua origem no Atlântico Norte e possui características quentes e úmidas. Atua na parte setentrional do Brasil, com grande influência no regime de chuvas da região Nordeste.
A mTc - Tropical Continental - é uma massa quente e seca, com origem na Depressão do Chaco, região paraguaia próxima ao Pantanal. Tem bastante influência no Brasil Central e parte do Sudeste, especialmente no inverno.
A mTa - Tropical Atlântica - é outra massa de ar quente e úmido que avança pelo território