Astronomia
Ao observarem o céu, os antigos estudiosos procuraram teorias que pudessem explicar a estrutura do mundo que viam. Até 1609, todas as observações astronômicas eram feitas a olho nu, já que não havia telescópios. Assim, tudo o que se sabia sobre o Universo, chamado de Mundo, era pouco e era obtido de forma pouco precisa.
Apesar dessa falta de instrumental observacional e baseados apenas nas cerca de 6 mil estrelas visíveis a olho nu, nos 5 planetas visíveis a olho nu, na Lua e no Sol, os Astrônomos anteriores a 1609 procuraram elaborar teorias que explicassem os fatos observados. Dessas teorias surgiram os Modelos de Sistemas do Mundo. Para Aristóteles, a Terra era esférica e estava fixa no centro do mundo. Aristarco achava que o Sol deveria estar no centro do mundo e tudo girava em torno dele, inclusive a Terra. Pode-se considerar Aristarco como sendo o iniciador da Astronomia Científica, e isso, muito antes de as bases do método científico terem sido sistematizadas por Galileu.
De maneira geral, todas as teorias da estrutura do mundo se basearam em uma das duas hipóteses: o geocentrismo e o heliocentrismo. Algumas poucas teorias admitiam dois centros diferentes ao mesmo tempo: alguns astros girariam em torno do Sol e outros em torno da Terra.
Sistema Geocêntrico
O movimento diário aparente da esfera celeste levou a humanidade à mais lógica das conclusões : a Terra estava no centro do Mundo, e todos os astros giravam em torno dela. A essa estrututa, com a Terra no centro, dá-se o nome de Sistema Geocêntrico. Sabemos hoje, que esse sistema não é verdadeiro. Na falta de conhecimentos científicos melhores, essa era a teoria mais aceita na antiguidade. Ela se baseava não só em dados observacionais disponíveis, mas também em dogmas religiosos que supunham o homem como sendo o rei das criaturas existentes e, poe isso, deveria ocupar o centro do Mundo. O modelo do Mundo Geocêntrico supunha a Terra fixa e tudo o