Associação em série/paralelo
Essa experiência tem como objetivo calibrar as molas utilizando a lei de Hooke e determinar a constante elástica equivalente de associações em série e paralelo utilizando a regressão linear.
A lei de Hooke diz que, as forças deformantes são proporcionais as deformações elásticas produzidas, ou seja, a deformação ∆x sofrida por uma mola é diretamente proporcional à força que a provoca, ou seja, F= k ∆x, onde k é a constante elástica da mola. Quando forças externas atuam em um corpo sólido, a deformação resultante do corpo depende tanto da extensão no material, da direção e o tipo de força aplicada. O material é chamado de elástico quando recupera a sua forma original, após a remoção da força externa aplicada sobre ele.
O experimento foi feito da seguinte forma, foi montado um arranjo experimental, onde: na parte superior, onde tem uma haste que forma ângulo de 90 graus com a horizontal que tem função de segurar as molas para a realização dos 2 experimentos, o primeiro utilizando a mola em paralelo e o segundo em série.
O arranjo foi montado com duas molas em paralelo, e com isso verificamos a altura na régua sem nenhum peso, essa será a posição inicial. Depois disso, fomos colocando os pesos, um de cada e vez e anotando o alongamento na régua.
O segundo arranjo foi montado com duas molas em série, uma ligada na haste por meio de uma das suas extremidades e a outra extremidade ligada com a outra mola, e com isso verificamos a altura na régua, e essa foi dada como a posição inicial. Depois disso, colocamos os pesos, um por vez e anotando os valores encontrados.
Agora nós utilizaremos apenas uma mola, que chamamos de “mola 01”, identificamos a posição inicial da mola 01, colocamos de um peso por vez e anotando os valores na tabela.
Utilizando a mola 02, repetimos o mesmo procedimento feito na mola 01, identificando a posição inicial, colocando um peso por vez e anotando os valores na tabela.
Chegando ao final desse