Assistência farmacêutica
FACULDADE DE FARMÁCIA
ESTÁGIO MODULAR II
Fichamento sobre o artigo: Perfil da assistência farmacêutica na atenção primária do Sistema Único de Saúde.
Resumo:
A Assistência Farmacêutica é considerada pela Política de Medicamentos (1988) como um conjunto de procedimentos necessários à promoção, prevenção e recuperação da saúde, individual e coletiva, centrado no medicamento, englobando as atividades de pesquisa, produção, prescrição e dispensação. Sendo a dispensação, atividade privativa do farmacêutico e que consiste essencialmente na orientação quanto ao uso adequado dos medicamentos.
A Organização Mundial de Saúde reconheceu que o farmacêutico é o profissional com melhor capacitação para conduzir as ações destinadas à melhoria do acesso e promoção do uso racional dos medicamentos, sendo ele indispensável não só para organizar os serviços como o apoio necessário para o desenvolvimento pleno da assistência farmacêutica.
A assistência farmacêutica é uma grande área composta pelo menos por duas subáreas distintas, porém complementares: tecnologia de gestão do medicamento (garantia de acesso) e tecnologia do uso do medicamento ( utilização correta do medicamento). A atenção farmacêutica pode ser considerada como uma especialidade da tecnologia do uso de medicamentos.
Para que o farmacêutico possa atuar junto ao sistema primário de saúde, segundo a OMS, o profissional deve ter como características essenciais: prestador de serviços, tomador de decisão, comunicador, líder, gerente, estudante por toda a vida e mestre.
A implementação da atenção farmacêutica junto ao usuário pode contribuir para o cumprimento de maneira estrita do regime medicamentoso prescrito. Sabe-se que o não cumprimento parcial ou total tem um reflexo negativo, pois pode acarretar em agravos na saúde do paciente e aumentar custos para o sistema de saúde.
O conhecimento e a compreensão dos usuários quanto à medicação são importantes para a obediência ou não