ASSIST NCIA HUMANIZADA NA ENFERMAGEM
Assistência humanizada é o cuidado que se resgata dos pequenos e grandes eventos do dia-a-dia, que tornam o ser humano único e especial nos diferentes espaços e situações em que se encontra no sentido de prestar um atendimento personalizado, voltado não para a doença, mas para o ser humano que adoece.
Segundo Carvalho, quando se fala em atendimento humanizado, pensa-se em um processo para facilitar que a pessoa vulnerabilizada enfrente positivamente os desafios pelos quais está vivenciando naquele dado momento. Humanizar a assistência em saúde pressupõe considerar a essência do ser, o respeito à individualidade e a necessidade da construção de um espaço concreto nas instituições de saúde que legitime o humano das pessoas envolvidas.
Os profissionais da saúde, possuem grandes desafios a cada dia, devido a rápida tranformação que passa a sociedade, com novos problemas políticos, sociais e econômicos, exigindo que o profissional atenda a necessidade de cuidar. Para que o profissional da saúde possa atender a essa situação é necessário que o mesmo se entregue para o trabalho integral, pois o homem é um todo. Por isso, a enfermagem precisa entender a necessidade urgente de readquirir e reincorporar, com responsabilidade, o cuidado assistencial na forma de cuidar.
Acredita-se que profissionais que trabalham com o ser humano devem tratar o outro como humano, isto é, com igualdade, aproximação, tentando fazer o melhor, respeitá-lo e acompanhá-lo.
Cuidar não é apenas um momento de atenção, na realidade, é uma atitude de preocupação, responsabilidade, ocupação e envolvimento com o ser cuidado. A enfermagem, assim como disse Florence Nightingale, é se expressar através do cuidado, para garantir o alívio do sofrimento e a manuntenção da dignidade, ante as experiências da doença, saúde, vida e morte. O processo envolvendo o cuidado tem um vínculo direto com a preocupação sobre a assistência humanizada, uma vez que o objetivo de cuidar