assincrona As 3 formas da administra o publica
PROGRAMA ESPECIAL DE EXTENSÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ALEXANDRE EMUNEL CORRE DE OLIVEIRA UCHÔA
ATIVIDADE ASSINCRONA
AS TRÊS FORMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GRAVATÁ - PE
2014
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
PROGRAMA ESPECIAL DE EXTENSÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ALEXANDRE EMUNEL CORRE DE OLIVEIRA UCHÔA
Atividade assíncrona apresentada à Professora Cristina, do curso de graduação em Administração da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional.
GRAVATÁ - PE
2014
AS TRÊS FORMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A administração publica tem como objetivo o bem estar da coletividade, onde o recurso usado é o público onde deve ser bem empregado para o bem estar da coletividade, e sendo necessário prestar contas a mesma. Ela é subdividida em três partes, são elas:
Administração Pública Patrimonialista: Surgiu na idade média e chegou ao fim no século XIX com o fortalecimento do capitalismo. Ela estava diretamente ligada a Nobreza e a centralização do poder pela realeza. Caracteriza-se por uma administração que pertence ao Estado que era propriedade do Rei, mas não é pública e possui o predomínio das práticas patrimonialistas e clientelistas. Assim com o fortalecimento do Capitalismo e da Democracia surge a necessidade de separação entre mercado, sociedade civil e Estado.
Nepotismo - Status Parentesco Favoritismo
Administração Pública Burocrática: Iniciada entre os anos de 1850 a 1900, teve vigência no Brasil em 1º - 1936 a 1967 / 1988 – 1998, com um objetivo de reação à corrupção (IPC e 30% de perdas) e ao nepotismo (primeiro-dinamismo e herança do Coronelismo). Seus princípios eram:
Profissionalização;
Legalidade;
Formalismo;
Ideia de Carreira;
Hierarquia funcional;
Impessoalidade.
Teve grande Efetividade no controle de Abusos e a ineficiência, a auto referência, a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes.