ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
O presente trabalho está organizado em partes para melhor compreensão do tema abordado e retrata os aspectos conceituais básicos das ciências contábeis, como seu conceito, objeto, objetivo e seus métodos de escriturações.
Dentro do ambiente empresarial aborda a importância da contabilidade para as empresas e para o gestor; o conceito e importância das demonstrações contábeis; a missão e visão empresarial; como ocorre todo o processo administrativo e seus elementos – planejar, organizar, dirigir e controlar – bem como o funcionamento e importância destes; os vários ambientes que interferem no bom funcionamento, estratégias e decisões das empresas e as forças que mais os afetam.
Na área do Direito, descreve os aspectos jurídicos que hoje mais incidem no dia-a-dia do contador quanto na orientação de seus clientes em relação a tributos, fiscalizações e multas.
E, por fim, dentro da Matemática, as principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis e suas contribuições para as ciências contábeis.
Este trabalho foi realizado e elaborado com base em materiais de fontes confiáveis, de conteúdo aprendido em sala de aula e de pesquisas bibliográficas de obras de autores renomados, a fim de dar maior confiabilidade e credibilidade nas informações apresentadas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Segundo o professor Francisco D’Áuria, representante da escola italiana patrimonialista, a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.” (Padoveze, 2000, p.49)
Já para Hendriksen (Padoveze, 2000, p.49), professor influenciado pela escola norte-americana, “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.”
Notamos aqui que D’Áuria enfatiza a contabilidade como ciência,