Aspectos introdutórios em ciências contábeis
Por ser a contabilidade um instrumento que fornece diversas informações úteis para tomada de decisão, dentro e fora das empresas ela nos possibilita conhecer toda a estrutura econômica e financeira das entidades. Utilizando de registros a contabilidade acumula e resume dados relacionados com o patrimônio das empresas, tornando mais fácil sua interpretação.
Em si a contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações precisas sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
A escrituração contábil é o registro sistemático de quantias, ou seja, a partir destes poderemos registrar e consultar as datas e origens de cada receita e despesa geradas pela empresa. A contabilidade é um recipiente e na escrituração contábil as substâncias colocadas em um recipiente. Com a mistura de ambas você obtém as informações necessárias para administrar o seu negócio e controlar de forma precisa toda movimentação da empresa.
Ao realizar a escrituração contábil estamos realizando a parte prática da ciência contábil, que se preocupa com o registro nos livros adequados, dos fatos e atos de uma administração de caráter econômico, público ou privado, bem como das entidades sem fins lucrativos.
A escrituração é realizada nos livros, Diário e Razão Contábil, o primeiro é um obrigatório, onde são feitos os registros dos atos e fatos que ocorrem dentro de uma empresa ou de sua relação com outras, já o segundo auxilia no