Aspectos introdutórios em ciências contábeis
Tópico I: Conceito, objeto e objetivo da Contabilidade.
1.1 Conceito:
O conceito da Contabilidade é vasto, assim como as suas ramificações. Temos duas definições clássicas de Contabilidade que são diferentes e ao mesmo tempo se complementam, enquanto D’Áuria (Escola Italiana) tem a contabilidade como ciência relativa aos atos e fatos da administração econômica, já Hendriksen (Escola Norte-americana) a trata como um processo de informação. Enquanto o 1º enfatiza o controle patrimonial, o 2º destaca as informações. Ainda nesse contexto temos a citação de Fayol que diz sobre as informações contábeis, além de úteis devem revelar a qualquer momento a posição e o rumo do negocio da empresa.
A contabilidade no Brasil teve influência tanto da Escola Patrimonialista (Italiana) quanto da Escola Norte-americana.
1.2 Objeto:
O objeto da Contabilidade é o Patrimônio, é onde está a razão de ser da Contabilidade.
1.3 Objetivo:
O seu objetivo é o controle total e a verificação exata a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucro ou prejuízo. E de que forma esse resultado está sendo gerado, com a finalidade de fazer o controle preciso do Patrimônio.
Tópico II: Escrituração Contábil
2.1 Escrituração Contábil:
É o registro dos fatos contábeis, ou seja, de toda movimentação ocorrida na empresa, de acordo com o método das partidas dobradas, considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis.
2.2 Principais livros da Escrituração Contábil
2.2.1 Livro Diário:
É um livro obrigatório. Todas as empresas devem fazer os lançamentos contábeis, encadernar e registrar na junta comercial e cartório. O registro no livro diário é feito em orem cronológica observando dia, mês e ano, devendo ser numerados. Em empresas de lucro real o Livro Diário é através do SPEED CONTÁBIL.
2.2.2 Livro Razão:
É um livro atualmente obrigatório e indispensável a qualquer tipo de