Aspectos introdutório em ciências contábeis
Os registros das movimentações realizados em uma organização é a chamada escrituração contábil, que é realizada de acordo com o Método de Partidas Dobradas, Plano de Contas e outras normas envolvidas.
A escrituração contábil são realizadas no Livro Diário e no Livro Razão, vamos conhecer cada um deles:
Livro Diário: É um livro obrigatório, que toda empresa deve ter no qual fará os lançamentos, encadernação, e registro nos órgãos competentes, realizados em ordem cronológica. Deve-se apresentar o Livro Diário como Sped Contábil nos casos que as empresas são tributadas pelo Lucro Real.
Livro Razão: Os registros são feitas em contas individualizadas. Então terá um controle maior de cada uma das contas (conta estoque de mercadorias, conta caixa, entre outras).
Na gestão empresaria a contabilidade é importante pelo fato de apresentar informações úteis para cada empresa ou organização, e fornecer informações para cada decisão que será tomada. Deve também manter a empresa regularizada nos órgãos competentes.
Existem dois tipos de demonstrações contábeis são elas:
Balanço Patrimonial: Deve mostrar a posição financeira e patrimonial da empresa de forma qualitativa (o nome das contas), e quantitativa (o valor de cada conta).
Na hora de calcular o Balanço Patrimonial tem que colocar do lado esquerdo o Ativo, que são os Bens mais os Direitos a receber. No lado direito deve somar o Passivo, que são as Obrigações, com o Patrimônio Líquido, que são as Reservas, Capital Social, Lucro ou Prejuízos acumulados. Os resultados devem ser iguais dos dois lados, pois se não estiver a conta foi feita de forma errada.
DRE - Demonstração do Resultado do