Aspectos geográficos do Rio São Francisco
Antes da transposição
O Rio São Francisco se origina na serra da canastra em Minas Gerais se estendendo até o Oceano Atlântico abrangendo uma área de aproximadamente 641 000 km², com 420 municípios. O Rio passa pelo estado da Bahia fazendo uma fronteira natural com o estado de Pernambuco , além de formar uma dividir os estados de Sergipe e Alagoas. O rio recebe água de 168 afluentes
Com a Transposição
O projeto de transposição do Rio São Francisco tem como proposito garantir água paras várias regiões semiáridas do nordeste do Brasil, além de garantir o desenvolvimento agrícola, comercial e industrial. Resumidamente essa transposição consiste na construção de dois imensos canais de ligação do Rio São Francisco com as bacias menores e seu açudes e depois a construção de futuras adutoras por canos.
Caso ocorra a obra dentro dos conformes a ela ira beneficiar cerca de 60 cidades e mais de 12 milhões de nordestino .
Este projeto também é alvo críticos que temem prejuízos sociais e ambientais por motivos de alterações imprevistas, além de discutir que os grandes beneficiados serão os latifundiários, já que boa partes do projeto passa por grandes fazendas.
Em 2007 o projeto foi aprovado com promessa de entrega em 2010 com orçamento previsto em pouco mais de 4 bilhões hoje este valores quase que dobrou e a expectativa de conclusão e para o final de 2015.
Transposição
A transposição do rio São Francisco se refere ao antigo projeto de transposição de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". O projeto é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MI. Orçado, atualmente, em R$ 6,8 bilhões, que prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão. O projeto prevê a irrigação da região