Aspectos Físicos de Goiás
Localização e Área
O estado de Goiás, localizado na região Centro-Oeste do Brasil, ocupa uma área de 341.074,270 km². É o sétimo estado do país em extensão territorial.
Limites
Norte : Estado de Tocantins
Sudeste : Estado de Minas Gerais
Leste : Estado da Bahia e Estado de Minas Gerais
Sudoeste : Estado de Mato Grosso do Sul
Oeste : Estado de Mato Grosso
Clima
O clima do estado de Goiás é tropical, com inverno quente e seco e verão quente e chuvoso. As temperaturas médias são superiores a 20º C, com amplitude térmica anual de até 7º C e precipitações de 1.000 a 1.500 mm/ano. Goiás possui duas estações climáticas bem definidas: uma com altos índices pluviométricos (outubro a abril), onde ocorrem 95% das precipitações anuais e outra com baixos índices pluviométricos (maio a setembro), o que concorre para uma grande variação dos elementos climáticos, sendo que a média anual é de 1.532mm. Contudo, no período seco as precipitações variam de 20 a 200mm enquanto, no período chuvoso, podem variar de 1.100 a 2.100mm.
Os meses de agosto e setembro apresentam as maiores temperaturas do ar (médias máximas em torno de 34°C), principalmente no noroeste do estado, enquanto que as médias mínimas (em torno de 12°C) ocorrem nos meses de junho e julho, no sudeste e sudoeste goiano.
Relevo
O estado é privilegiado quanto ao relevo. As montanhas são pequenas, não impedindo sua ocupação e muito menos prejudicando ou influindo significativamente nas mudanças climáticas. Cerca de 65% da superfície de Goiás é formada por terras relativamente planas (chapadões), que configuram quatro superfícies regionais de aplainamento: 1º - entre 1.100 e 1.600 metros de altitude, 2º - entre 900 e 1.000 metros, 3º - entre 650 e 1.000 metros e 4º - entre 250 e 550 metros de altitude. Encontram-se separadas uma das outras por áreas de colinas suaves ou por escarpas de maior declividade (zonas de erosão recuante); as superfícies mais altas são as mais