Administração Pública
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIETAL
Thaynara Lorrayne
Diagnóstico da Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRH) Claro, Verde, Correntes e Aporé
Goiânia, 2014.
Thaynara Lorrayne
Diagnóstico da Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRH) Claro, Verde, Correntes e Aporé
Artigo Científico apresentado à disciplina de Gestão de Bacias Hidrográficas do Módulo IV do Curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás.
Orientação: Prof. Marcos Borges
Goiânia, 2014.
1. Caracterização das UPGRHs Claro, Verde, Correntes e Aporé
1.1 Aspectos Gerais
Esta UPGRH faz a divisa do estado de Goiás com o estado do Mato Grosso do Sul. Nela estão localizados os municípios de Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros e São Simão, além do Parque Nacional das Emas, que preserva amostras representativas dos ecossistemas do Cerrado. A agricultura é intensa, com destaque no município de Chapadão do Céu. Também são observadas algumas UHEs na área desta UPGRH. Vale destacar que uma dessas UHEs, a Espora, teve sua barragem rompida em janeiro de 2008, o que provocou a deterioração do leito do rio Correntes, deixando suas margens com pouca mata ciliar.
Figura 01 - Caracterização
1.2 Aspectos Físicos
Os aspectos físicos do Estado condicionaram a evolução do uso do solo nas últimas décadas. O processo de ocupação do Estado teve seu início com as Bandeiras Paulistas na região Centro-Oeste do País, objetivando a capturação de índios para utilizar na mão de obra escrava e a descoberta de reservas de ouro e pedras preciosas, entretanto, quem determina as formas de ocupação do território a partir do final do século XVIII, dando origem a diversos núcleos, são as atividades agropecuárias. O Quadro 18.1 apresenta a ocorrência destas províncias geológicas nas UPGRHs.
Quadro 18.2 que relaciona a aptidão agrícola com as Unidades de