Aspectos Econômicos de Prevenção de Acidentes
Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda
ASPECTOS ECONÔMICOS
DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
(RELATÓRIO)
Disciplina: Segurança Industrial
Turma: V2
Professor: Marcos Antônio Marques
Volta Redonda,
Agosto de 2014.
Martha Abrahão Ramos (coordenadora)
Sérgio Felipe F. Silva (relator)
Alan Vieira
Carolina Frauches
Daniel Gomes de S. dos Santos
Graziely Freitas Ferreira
Júlia Mendes dos Santos
Mariana Macedo das B. de Souza
Mariana Vargas de Sá
Thales Guedes Calixto
Vanessa Aparecida de T. Santos
1 Introdução
A segurança do trabalho tem como objetivo estudar, orientar e analisar os riscos existentes no local de trabalho, assim como os riscos de execução através de seus trabalhadores que formam uma equipe.
Segundo o Ministério do Trabalho (1995), a legislação previdenciária conceitua o acidente de trabalho da seguinte forma: “Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou ainda, pelo serviço de trabalho de segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária”.
Ou seja, é considerado acidente do trabalho quando ocorrer as seguintes situações: qualquer tipo de lesão no local e no horário de trabalho em que é realizada, doença profissional ou do trabalho que são adquiridas na atividade em função das condições em que o trabalho é exercido, e fora do local de trabalho a serviço da empresa (Zocchio, 2002).
Segundo Falcão & Rousselet, o acidente do trabalho, em sua grande parte, poderia ser evitado caso houvesse uma maior atenção desde o planejamento, no gerenciamento e nos processos adequados de execução.
Os acidentes do trabalho continuam elevados apesar de haver uma maior conscientização por parte da classe patronal, pois, segundo Veljanovski (1994), “focaliza-se de forma exagerada os acidentes com máquinas, quando boa