Etica politica e sociedades
Assim, moral tem a ver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo. A moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por convenções, as quais são formuladas por uma consciência social, o que equivale dizer que são regras sancionadas pela sociedade, pelo grupo.
Tanto os valores como a ideia de virtude são fundamentais à vida ética e, dessa forma, evita a violência, o ato imoral ou antiético. Ser virtuoso, em linhas gerais, significa desejar e saber colocar em prática ações éticas, isto é, moralmente louváveis. A noção de bem e mal ou bom e mal é fundamental para que calculemos uma forma de fugir do sofrimento, da dor, alcançando a felicidade de forma virtuosa.
Ética é o conjunto de valores que usamos quando precisamos responder três questões básicas da vida. QUERO, DEVO, POSSO.
Entretanto nem tudo que QUERO devo; nem tudo que DEVO, posso e nem tudo que POSSO, consigo.
Moral é a parte essencial da mesma ação que não dá por conclusão um resultado chamado de Ética; Logo, Ética e Moral partem do mesmo princípio das ações que afloram do interior de cada indivíduo, por tudo que ele vê, vive, faz.
Ética e Moral transcende as palavras e se faz sentimento quando saem da condição abstrata e se consolidar na ação que enfim revela o caráter moral e ético do ser, homem.
As palavras Moral e Ética costumam nos confundir em determinados momentos e alguns autores