Aspectos centrais do capítulo “O ATO DE COMUNICAR” do livro de Juan E. Díaz Bordenave “O QUE É COMUNICAÇÃO”.
A comunicação existe para que as pessoas consigam se relacionar e se transformar, fazendo com que sua realidade seja compartilhada ao se relacionarem e se comunicarem, fazendo com que as pessoas não vivam num mundo fechado e possam participar das ideias e sentimentos dos outros, assim como compartilhar os seus.
O autor também destaca elementos comuns nos atos de comunicação. Começando com a realidade (passado, presente e futuro) que está englobada em cada situação e em cada ambiente, onde a comunicação se realiza, seria o contexto de cada história, que influencia a forma de se comunicar.
Em segundo lugar, estão os interlocutores, que ao se comunicarem pretendem passar informações, sentimentos e conhecimentos, eles trocam de lugar entre ser o interlocutor (sendo a fonte da comunicação) e o receptor (sendo o que recebe as informações passadas pelo interlocutor).
O terceiro elemento é a mensagem, que é o que se pretende compartilhar para o outro e esse terceiro elemento pode se desmembrar, virando um quarto elemento, que explicaria a forma como a mensagem será, seja ela em palavras, olhares ou gestos.
Esse quarto elemento é chamado de signo, que é todo objeto que pode ser percebi e que representa de alguma forma outro objeto. Juntos os signos formam um código, o que nos permite comunicar e repassar nossas ideias pros outros , a língua portuguesa, os sinais de trânsito, o sistema Braile, são exemplos de signos organizados que formam um determinado código.
O quinto e último elemento da comunicação são os meios que os interlocutores usam, podendo ser palavras ou gestos.
Sabendo dos elementos da comunicação, pode-se falar sobre o processo de comunicação, apesar de ser complexo e ocorrer em vários níveis ao