aspectos antronpologico da educação

852 palavras 4 páginas
Oliver sacks, em seu livro: vendo vozes , uma viagem ao mundo do surdo como objetivo adentrar-se ao “mundo” dos surdos,e entender sua complexidade, e as dimensões do tipo de linguagem produzida por eles.

A partir do momento Oliver Sacks que começou a ler o livro “When The Mind Hears: A Histoy Of The Deaf”, no qual foi escrito por David Wright e conta a sua própria história de vida como surdo, Oliver se interessou sobre o assunto e começou a conversar com uma amiga doutora que trabalha intimamente com surdos e logo depois ele conheceu melhor e teve mais contato com uma colega com surdez congênita. Para Wright, autor do livro inspirador de Sacks, citado anteriormente, ele diz que para os que ficaram surdos depois da audição estar bem estabelecida, o mundo pode permanecer repleto de sons, muito embora sejam “fantasmagóricos”. (2010 p18), No livro há também o questionamento a cerca se a surdez é ou não “preferível” à cegueira quando adquirida não muito cedo na vida.(2010 p19).
Sacks também discute o grau de importância que a linguagem possuí na vida dos seres humanos e que às vezes não a valorizamos o quanto deveríamos, e para ele a linguagem é o meio pelo qual entramos em uma cultura e adquirimos cidadania, sendo o modo com o qual trocamos informações,e a linguagem possuí uma relação estreita com o pensamento. Algumas páginas adiante será narrada a história de Pierre Desloges, o primeiro surdo-mudo a publicar um livro, este testemunha que no começo de sua enfermidade - antes de conhecer a língua de sinais - vivia isolado das outras pessoas, pois não conseguia transmitir ideias lógicas, porém após ser introduzido nesta linguagem conseguiu ampliar sua compreensão e se tornar extremamente inteligente. Isto ocorre nas palavras de Hughlings-Jackson devido ao fato de este antes da língua de sinais não conseguir "proposicionar", isto é, não conseguir criar inter-relação entre as palavras e sinais, mostrando que a falta de linguagem, isto é, de símbolos, pode afetar o

Relacionados

  • aspectos antronpologico da educação
    5193 palavras | 21 páginas
  • aspectos antronpologico da educação
    278 palavras | 2 páginas