asme
1. TENSÕES PRIMÁRIAS:
SÃO TENSÕES PRODUZIDAS POR CARREGAMENTOS MECÂNICOS ESTÁTICOS, EXCLUINDO DESCONTINUIDADES OU CONCENTRADORES DE TENSÃO. SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É QUE ELA TEM CARÁTER NON SELF- LIMITING. TENSÕES PRIMÁRIAS PODEM SER DIVIDIDAS EM DUAS SUBCATEGORIAS.
1.1. TENSÕES GERAIS:
ESSAS TENSÕES SÃO DESENVOLVIDAS NA ESTRUTURA PARA EQUILIBRAR CARREGAMENTOS EXTERNOS OU INTERNOS. QUALQUER ESCOAMENTO DO MATERIAL QUE OCORRA EM TODA A ESPESSURA DE UMA REGIÃO RESULTARIA EM GRANDES DISTORÇÕES E CONSEQÜENTE FALHA.
SÃO PERMITIDOS MAIORES LIMITES DE TENSÃO PARA TENSÕES PRIMÁRIAS DE FLEXÃO DO QUE PARA TENSÕES DE MEMBRANA.
EXEMPLOS:
i. TENSÕES PRIMÁRIAS DE MEMBRANA:
SÃO TENSÕES DEVIDO À PRESSÕES INTERNAS OU EXTERNAS, TENSÕES DEVIDO AO PESO PRÓPRIO OU MOMENTOS EXTERNOS CAUSADOS POR VENTOS OU CARGAS SÍSMICAS. ii. TENSÕES PRIMÁRIAS DE FLEXÃO:
SÃO TENSÕES DEVIDO À PRESSÃO EM VASOS DE PRESSÃO COM EXTREMIDADE RETA (FLAT HEAD).
1.2. TENSÕES LOCAIS:
SÃO TENSÕES PRODUZIDAS POR PRESSÕES OU OUTRAS CARGAS MECÂNICAS. É UM TIPO DE TENSÃO COM CERTO CARÁTER SELF-LIMITING. CASO EM ALGUM PONTO DA ESTRUTURA SEJA ALCANÇADO O ESCOAMENTO DO MATERIAL, AS TENSÕES SE DISTRIBUIRÃO, MAS PODEM LEVAR À NÍVEIS DE DISTORÇÃO NÃO ACEITÁVEIS. DESTA FORMA, FAZ-SE NECESSÁRIO ATRIBUIR MENORES TENSÕES ADMISSÍVEIS PARA ESSES TIPOS DE TENSÃO DO QUE PARA TENSÕES SECUNDÁRIAS.
UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA RELACIONADA ÀS TENSÕES LOCAIS PRIMÁRIAS É QUE A MÁXIMA TENSÃO PERMANECE LOCALIZADA, SENDO QUE DIMINUI RAPIDAMENTE COM A DISTÂNCIA EM RELAÇÃO AO PONTO DE APLICAÇÃO DA CARGA.
EXEMPLOS:
i. TENSÕES DESENVOLVIDAS EM APOIOS E TENSÕES LOCAIS DE MEMBRANA DEVIDO A DESCONTINUIDADES ESTRUTURAIS.
2. TENSÕES SECUNDÁRIAS:
SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É QUE SÃO TENSÕES COM CARÁTER SELF-LIMITING. CASO OCORRA ESCOAMENTO,