Asma
CURSO DE ENFERMAGEM
ASMA
Aplicações da Enfermagem
Conselheiro Lafaiete
2013
Carolina Normandia
Juliana Goulart
Larissa Baeta
Ludmila Fileto
Luiz Daniel França
Maria Aparecida Azevedo
Sara Rodrigues Pereira
ASMA
Aplicações da Enfermagem
Conselheiro Lafaiete
2013
Asma A palavra asma deriva do grego "asthma", com significado de "arquejante, sufocante", e é utilizada desde os primeiros escritos de Medicina (feitos por Hipócrates Araetaeus e Galeno). Os conhecimentos iniciais sobre a doença eram restritos, mas com os avanços da medicina nas últimas décadas, passou-se a conhecer melhor suas causas, mecanismos envolvidos, surgindo novos medicamentos e tratamentos. No entanto, apesar de todos os progressos, a asma ainda hoje é uma doença problemática e que pode levar à morte.
Asma é o estreitamento dos bronquíolos (pequenos canais de ar dos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil.
Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco o que aumenta o problema respiratório. Na asma, expirar é mais difícil do que inspirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.
A asma acomete pessoas de qualquer idade. A maioria dos casos, todavia, é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família.
Sintomas
Caracteristicamente, nesta doença os sintomas aparecem de forma cíclica, com períodos de piora. Dentre os sinais e sintomas principais, estão:
Tosse - que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração (catarro). Na maioria das vezes, não tem expectoração ou, se tem, é tipo "clara de ovo".
Falta de ar
Chiado no peito (sibilância)
Dor ou "aperto" no peito
Os sintomas podem aparecer a qualquer momento do dia, mas tendem a predominar pela manhã ou à noite.
A asma é a